Exploração dos recursos do Sensoriamento Remoto visando aperfeiçoar os procedimentos de Regularização Fundiária

2015 – Atual

Descrição: No processo de planejamento e gestão territorial concorrem diferentes interesses e demandas que precisam ser conhecidos e avaliados pela gestão pública. No Brasil, os processos de ocupação territorial se caracterizam pela forma acelerada e desordenada, o que dificulta o controle e a gestão territorial por parte dos agentes e administradores. Muitos municípios brasileiros apresentam grandes dificuldades na gestão de seus territórios devido à existência de informações pouco confiáveis o que acarreta em dificuldades na estruturação de projetos e desenvolvimento de políticas publicas. O presente projeto pretende, através da exploração dos recursos do sensoriamento remoto demonstrar como é possível efetivar processos de regularização fundiária de forma eficiente a partir de informações confiáveis sobre o espaço territorial. Para tanto, propõe um método baseado na exploração dos recursos do sensoriamento remoto, concatenando utilização de técnicas combinadas como as fotogramétricas e cartográficas, sistematizadas em ambienta SIG. Este método permite a construção do Cadastro Técnico Multifinaltário ? CTM da área de estudo, e considera as mais diversas fontes de dados entre eles, as origens e evolução das populações locais, o potencial paisagístico e as formas de uso e ocupação do solo no processo de gestão territorial dos espaços municipais. Sendo assim, esta proposta visa, sobretudo, uma quebra de paradigma, uma alternativa ao ciclo vicioso no qual foi estabelecido que países em desenvolvimento não consigam perseguir a qualidade técnica em função dos elevados custos. Pretende-se ainda demonstrar o ganho econômico, social e ambiental com a implantação dessas ações, auxiliando no planejamento e na gestão territorial, incutindo nas municipalidades a necessidade de planejamento calcado em informações territoriais de qualidade, coibindo a continuidade da urbanização sem planejamento que repercutem na baixa qualidade de vida da população brasileira com reflexos na segurança pública, na mobilidade urbana e no meio ambiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Carlos Loch – Coordenador / YUZI ANAI ZANARDO ROSENFELDT – Integrante.