Projetos Finalizados

2012 – 2015

Estruturação de Sistema de Cartografia, Cadastro Técnico Multifinalitário e Regularização Fundiária do Município de Taboão da Serra.
Descrição: O projeto de pesquisa prevê a avaliação de todos os produtos e etapas desde o Voo fotogramétrico, Perfilamento a laser, Apoio de campo, Aerotriangulação, Restituição fotogramétrica, Geração de ortofotos, verificações de campo através da Reambulação, avaliações de modernos processo de Edição. Como estes itens se tem a base para a estruturação do sistema de informações em termos de estrutura espacial. Em termos de qualidade do sistema de informações será exigido a demarcação de dos imóveis caracterizando os princípios do Cadastro Técnico Multifinalitário, incluindo ainda o Cadastro mobiliário. O Sistema de Informação Geográfica deve ser avaliado além de toda a parte conceitual e cartográfica, Sendo ainda necessário considerar: sua customização; seu Desenvolvimento e finalmente sua Implantação. O projeto está dentro das diretrizes do Ministério do Planejamento, orçamento e Gestão que exige que os investimentos em termos de planejamento municipal devam ser calcados e avaliados segundo uma base cartográfica e a estruturação de um sistema de informações que contemple as exigências do planejamento.
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) 
Integrantes: Carlos Loch – Coordenador / Yuzi Anai Zanardo Rosenfeldt – Integrante
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

 

2012 – 2013

Avaliação da qualidade de Serviços Especializados em Cartografia, Cadastro e Geoprocessamento de Rio do Sul
Descrição: O presente projeto objetiva desenvolver pesquisa junto a municipalidade de Rio do Sul, visando a implantação de um sistema cadastral, desde uma base cartográfica digital moderna, Planta de valores, e uma proposta de cadastro totalmente disponível na Internet, visando a transparência pública e legal, baseada em resultados que o GT cadastro vem obtendo de parcerias internacionais, principalmente com a Espanha.
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carlos Loch – Coordenador / Yuzi Anai Zanardo Rosenfeldt – Integrante.
Financiador(es): Prefeitura Municipal de Rio do Sul – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

 

2011 – 2013

Certificação Cadastral em Terras Públicas
DescriçãoO Brasil é um pais continental que dispõe de diversos tipos de terras públicas, sejam aquelas de Instituições publicas federais, estaduais e municipais, e grandes extensões de terrenos de marinha que se estendem ao longo de toda a orla marítima e aos longos de rios navegáveis, terrenos indígenas. Neste projeto pretende-se avaliar a caracterização de terrenos públicos administrados pela Secretaria de Patrimônio Público, mais especificamente aqueles localizados ao longo da orla marítima e de rios. Para a pesquisa pretende-se avaliar um caso em cidade antiga com alto índice de valorização das terras, cidades jovens com alto índice de valorização das terras, cidades pequenas onde as terras apresentam menores valores, áreas ao longo de rio com alta valorização e com problemas de inundações .
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (2) / Mestrado acadêmico (4) / Doutorado (2)
IntegrantesTadeu de Souza Oliveira – Integrante / Nerilson Almeida Silva Junior – Integrante / Mirtz Orige Oliveira – Integrante / Yuzi Anai Zanardo Rosenfeldt – Integrante / Paulo Ekstein – Integrante / Vera do Carmo Comparsi de Vargas – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Serviço do patrimônio da União – Bolsa

 

2010 – 2012

CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO BASE DA GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL
DescriçãoEste projeto de cooperação possibilitará o acesso às tecnologias atuais de sistemas de gerenciamento de informações cadastrais, ambientais e territoriais, bem como permitirá vivenciar experiências internacionais relevantes na gestão ambiental e na gestão territorial, tendo como elemento de ligação o Cadastro Técnico Multifinalitário, o qual sofreu grandes investimentos na Espanha nesta última década. A parceria com a Espanha enriquecerá o Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina, visto que a Universidade de Jaén mantém curso de pós-graduação em Cadastro, com um corpo docente qualificado e com produção de material técnico científico de reconhecimento internacional. .
NaturezaPesquisa.
Alunos envolvidosDoutorado (2) .
IntegrantesJucileir Cordini – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Jürgen Philips – Integrante / Manoel Alcazar Molina – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro

 

2009 – 2011

Plano Diretor de Itapema
DescriçãoA concepção do plano diretor e as linhas gerais que norteiam a metodologia a ser proposta terá como base as orientações trazidas pelo Ministério das Cidades, sobretudo através de dois documentos: a resolução n 25 do conselho das cidades e do guia Plano Diretor Participativo (BRASIL, 2005). Esses documentos servem de referência não somente para Itapema, mas também para grande parte das prefeituras, técnicos, consultorias e demais profissionais do planejamento. A nova concepção de planejamento urbano indica uma mudança no enfoque dos planos diretores, que pelo menos em teoria, passaram de uma apreensão restrita de caráter físico-territorial da cidade para uma processual e política de planejamento negociado e, por isso, conflituoso em sua essência. Segundo BRASIL (2005), a elaboração do plano diretor deveria ser o resultado de duas etapas principais: a de diagnóstico, ou de leitura da realidade local, e a de formulação de propostas. O diferencial dessa apreensão está no fato de que a primeira etapa, de diagnóstico , antes restrito à compreensão técnica dever agora ser aberta e complementada por uma leitura comunitária, construída coletiva e democraticamente a partir da vivência dos moradores da cidade. Tais documentos orientam também que o processo deveria ser coordenado por um núcleo gestor conformado por membros da sociedade civil e do poder público com o objetivo de promover ações interdisciplinares de sensibilização, mobilização e capacitação, voltadas a lideranças comunitárias, movimentos sociais, profissionais especializados, entre outros atores sociais. A resolução n 25 do conselho das cidades, também estabelece a participação popular em todas as etapas do processo como condição básica para a construção dos planos diretores: na elaboração do diagnóstico (base do plano), na geração de ideias e proposições para o projeto de lei, na formulação dos pactos e propostas e no encaminhamento do projeto de lei à câmara municipal .
NaturezaPesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (4) / Doutorado (3)
IntegrantesYuzi Zanardo – Integrante / Camila Cesário Pereira – Integrante / Marcelo Tavares de Souza Campos – Integrante / Nerilson Almeida Silva Junior – Integrante / Manuela Rodrigues Paz – Integrante / Carlos Loch – Coordenador.
Financiador(es)Prefeitura Municipal de Itapema – Bolsa

 

2009

CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO, COMO BASE PARA AVALIAR INTERVENÇÕES FISICO-ESPACIAIS E ESTRUTURAIS MUNICIPAIS
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa apoiado pelo CNPq tipo PQ.

NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (4) / Mestrado acadêmico (5) / Doutorado (4)
IntegrantesCarlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa

 

2009 

Geoprocessamento para prefeituras do litoral norte de SC
DescriçãoTrata-se de um projeto de parcerias do Ministério das Cidades com a UFSC e as prefeituras do litoral Norte de Sc.

NaturezaPesquisa
IntegrantesGeraldo Almeida – Integrante / Carlos Loch – Coordenador

 

2008 – 2010

Geoprocessamento para as Prefeituras da Grande Florianópolis e Sul Catarinense
DescriçãoTrata-se de uma região expressiva de SC, com 65 municípios de um total de 297 municípios no total. Destes 65 municípios, 2 deles tem uma cartografia de qualidade muito melhor do que a média nacional, o que vai ser o balizamento para exemplificar o que se pode mostrar e explicar aos demais participantes. Além disto, os municípios da grande Florianópolis já tiveram o treinamento por parte do grupo proponente, em termos de plano Diretor. Já a melhor integração do GT cadastro da UFSC, contactou-se a Federação catarinense de Municípios que está acompanhando todo o treinamento, para que numa próxima oportunidade de fomento, ou mesmo numa política de desenvolvimento do estado, se possa expandir este conhecimento para a totalidade de municípios de Santa Catarina.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (2) / Mestrado acadêmico (2) / Doutorado (2)
IntegrantesCarlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Ministério das Cidades – Auxílio financeiro

 

2008 – 2010

Patrimônio Histórico da Ilha de Santa Catarina pelas lentes do presente com vistas ao futuro
Descrição: Trata-se de um projeto que e utiliza das técnicas de Fotogrametria para a avaliação de monumentos históricos na Ilha de Santa Catarina.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (2) / Mestrado acadêmico (2) / Doutorado (2)
IntegrantesCarlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Auxílio financeiro

 

2008 – Atual

TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO APLICADAS AO PLANEJAMENTO DE ÁREAS COSTEIRAS
DescriçãoA discussão dessa problemática teve início com a proposta de tese de uma doutoranda, cuja abordagem de pesquisa teve afinidade com edital 40/2006 do MCT/CNPq CT-HIDRO, redundou em aprovação do projeto. Além disso, vem ao encontro de outras intenções de pesquisa do coordenador e de outros pesquisadores e respectivos orientandos de mestrado. É premente, contudo, que se considere a atração histórica que os núcleos humanos do litoral exercem sobre os ecossistemas além da crescente concentração da população brasileira em cidades, cf. IBGE, como aquela na área da Mata Atlântica, onde habitam cerca de 110 milhões de pessoas, ou 60% da população do país, MMA, 2006.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (2) / Mestrado acadêmico (3) / Doutorado (2)
IntegrantesCarlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro

 

2008

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO CADASTRO TÉCNICO VISANDO O CONTROLE DE INUNDAÇÕES URBANAS
DescriçãoDiante de muitas transformações, surgem os grandes problemas na infraestrutura dos centros urbanos, relacionados à energia elétrica, esgotos sanitários, abastecimento de água e a drenagem pluvial entre outros. Uma das consequências deste aumento de área ocupada por edificações, é a significativa redução da área para infiltração das águas pluviais e o consequente aumento do coeficiente de escoamento superficial. Conhecer as propriedades físicas do solo estabelecendo uma taxa de infiltração pode-se criar artifícios para reduzir os problemas que segundo Tucci, 2003, p.45, quando a precipitação é intensa e o solo não tem capacidade de infiltrar, grande parte escoa para o sistema se drenagem, superando sua capacidade natural de escoamento. As cidades têm-se caracterizado pelo crescimento rápido dos centros urbanos e principalmente na ocupação de terrenos inclinados, ignorando a legislação específica próximo a encostas. No município de Criciúma tornou-se frequente a expansão urbana atingir estas áreas aumentando a impermeabilização e erosão do solo sem um controle adequado ou mesmo um monitoramento por cadastramento destas transformações. Tornou-se frequente a partir dos últimos anos, os alagamentos em grande parte das ruas do centro da cidade de Criciúma. Como consequência surgem os prejuízos, desconfortos e riscos de doenças para a população. A descarga causada pelas precipitações intensas tem superado as máximas consideradas para o dimensionamento dos sistemas de drenagem devido às alterações das características físicas da bacia hidrográfica como, impermeabilização do solo, responsável pelo aumento do escoamento superficial. O plano diretor do município de Criciúma permitiu ao longo destes anos, a expansão da área urbana sem considerar as características principais da sub-bacia hidrográfica, seguindo o mesmo formato da grande maioria dos planos no Brasil. Os planos diretores têm sido dimensionados de forma a permitir o aumento da população dentro da mesma.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (2) / Mestrado acadêmico (2) / Doutorado (2)
IntegrantesTadeu de Souza Oliveira – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Universidade do Extremo Sul Catarinense – Cooperação / Universidade Federal de Santa Catarina – Remuneração

Número de orientações: 1

 

2006 – 2009

Indução e fortalecimento de planejamento territorial participativo no âmbito do processo de elaboração do Plano Diretor dos Municípios Alfredo Wagner, Anitápolis e São Bonifácio da Região Metropolitana de Grande Florianópolis
Descrição: Trata-se de um projeto com financiamento do CNPq para a indução a elaboração de planos diretores em municípios de pequeno porte, principalmente em municípios de regiões metropolitanas que são obrigados a conclui-los até outubro de 2006.

Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (2) / Doutorado (2)
Integrantes: Edson Luiz Cattoni – Integrante / Renato Tibiriçá de Saboya – Integrante / Stavros Wrobel Abib – Integrante / Eugenia karnaukowa – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro

 

2006 – 2009

CADASTRO TÉCNICO MUTIFINALITÁRIO VERSUS ESTATUTO DA CIDADE, VISANDO A GESTÃO MUNICIPAL
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa aprovado no edital 010 de 2005, visando a bolsas produtividade em pesquisa, onde o pesquisador foi reclassificado para o nível 1B. Para o interstício destes próximos três anos o pesquisador está se propondo desenvolver a pesquisa CADASTRO TÉCNICO MUTIFINALITÁRIO VERSUS ESTATUTO DA CIDADE, VISANDO A GESTÃO MUNICIPAL. Trata-se de um tema extremamente moderno e de grande relevância nacional .
NaturezaPesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (6) / Mestrado acadêmico (3) / Doutorado (3)
Integrantes: Carlos Loch – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa

Número de orientações: 2

 

2006 – 2008

Saneamento do Maciço do Morro da Cruz – Projeto Cidadania
DescriçãoTrata-se de um projeto financiado pelo CNPq em Parceria com o Ministério das Cidades.
NaturezaExtensão
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (1) / Doutorado (3)
IntegrantesCarlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro / Ministério das Cidades – Cooperação

 

2005 – 2008

Manejo Florestal de Áreas de Influência em Hidroelétricas baseado nos principios do Cadastro Técnico Multifinalitário
DescriçãoTrata-se de um projeto com financiamento inicial da Itaipu, que fornece todo o material necessário as passagens e a hospedagem, e o CNPq fornece as bolsas.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (6) / Mestrado acadêmico (3)  / Doutorado (4) .
Integrantes Hans Peter Bähr – Integrante / Alexandre Hering Coelho – Integrante / Jürgen Wilhelm Philips – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Alisson Humbert’s Martins – Integrante / Dalton Luiz Lemos II – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Fernanda Simoni – Integrante / Cícero Bley Junior – Integrante / Vivian de Oliveira Fernandes – Integrante / Marcia Codevilla de Moura – Integrante / Carlos Loch – Coordenador.
Financiador(es)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa

 

2005 – 2008

Modernização do Poder Público Municipal, integrando Gestão Territorial e Ambiental com as peculiaridades Regionais
DescriçãoTrata-se d um projeto aprovado no Edital Pronex, com financiamento da PAPESC com o CNPq, tendo como meta a avaliação das regiões homogêneas de Santa Catarina, até a sustentabilidade dos municípios Este projeto d financiamento é visto como a oportunidade de se ter um pouco mais flexibilidade em termos de troca de experiências entre pesquisadores do grupo central seus parceiros nacionais com aqueles parceiros internacionais, avaliando-se o desenvolvimento sustentável municipal, inserido dentro das peculiaridades regionais . Para se avaliar a diversidade de características economias e culturais que se encontra nas diferentes regiões somente se terá êxito com a formação de uma rede de pesquisa, unindo-se esforços de um grupo que já tem experiências de antigos projetos conjuntos, tendo se formado uma mentalidade comum, o que agora deve consolidar uma proposta de gestão do território, somando-se esforços de grupos catarinenses do grupo da Itaipu, tendo-se o apoio dos parceiros estrangeiros. Em síntese a formação de uma rede de pesquisa, sendo o grupo proponente, o nó de uma rede nacional, que permite a estas Instituições menos experientes a possibilidade de acesso a grandes grupos estrangeiros, levando-se o que existe de melhor até Universidades de interior e àqueles municípios menores, que isoladamente jamais teriam acesso a este tipo de apoio. Cada Universidade parceira deve buscar a associação de municípios onde se localiza para mostrar o que vem a ser a modernização do poder público dentro desta proposta .
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (5) / Mestrado acadêmico (4)  / Doutorado (3)
Integrantes: Hans Peter Bähr – Integrante / José Angelo Nicácio – Integrante / Priscila von Altrock Gonçalves Angélica – Integrante / Roberto de Oliveira – Integrante / Edson Luiz Cattoni – Integrante / Jürgen Wilhelm Philips – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Graciela Aparecida Berté Daltoé – Integrante / Eugenia Karnaukowa – Integrante / Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo – Integrante / Carlos Loch – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina – Auxílio financeiro

 

2005 – 2006

Cadastro e Gestão Territorial na Bacia do Paraná III
DescriçãoTrata-se de um projeto com financiamento da Itaipu Binacional, visando o estabelecimento de um novo paradigma de Gestão Territorial da Bacia Hidrográfica do Paraná III, que é a área de influência direta na Hidroelétrica de Itaipu.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (3) / Mestrado Acadêmico (5) / Doutorado ( 5)
Integrantes:  Hans Peter Bähr – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Dalton Luiz Lemos II – Integrante / Fernanda Simoni – Integrante / Dirceu de Menezes Machado Junior – Integrante / Mariane Alves dal Santo – Integrante / Vivian de Oliveira Fernandes – Integrante / Marcia Codevilla de Moura – Integrante / Alexandre Hering Coelho – Integrante / Carlos Loch – Coordenador.
Financiador(es): Itaipu Binacional – Bolsa

Número de orientações: 4

 

2005 – 2006

Utilização da fração mínima de parcelamento como instrumento de Gestão Territorial
DescriçãoTrata-se de um projeto de pesquisa com financiamento da FAPESC, e a parceria com o INCRA, tendo como objetivo o desenvolvimento de proposta de viabilização legal de propriedades abaixo do módulo rural.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (2) / Mestrado acadêmico (1)
IntegrantesDalton Guilherme da Costa – Integrante / Valflan Ribeiro Honório – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina – Auxílio financeiro

Número de orientações: 1

 

2004 – 2006

Gestão Ambiental em Hidroelétricas
DescriçãoTrata-se de um projeto de pesquisa com financiamento da Itaipu Binacional, a qual tem fornecido todo o material, desde fotos, mapas, cartas, e custeado as viagens de campo O grupo de pesquisa está desenvolvendo uma proposta de gestão territorial e ambiental, baseado nos princípios do CTM, avaliando a bacia hidrográfica de influência no lago gerado pela Hidroelétrica.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (4) / Doutorado (5)
IntegrantesEmanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Fernanda Simoni – Integrante / Mariane Dal Santo – Integrante / Cícero Bley Junior – Integrante / Erica Ferreira de Bastos – Integrante / Dirceu de Menezes Machado Junior – Integrante / Vivian de Oliveira Fernandes – Integrante / Marcia Codevilla de Moura – Integrante / Alexandre Hering Coelho – Integrante / Carlos Loch – Coordenador.
Financiador(es)Itaipu Binacional – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 25 / Número de orientações: 4

 

2004 – 2006

Cadastro e Gestão Territorial da Bacia do Paraná
Descrição: Considerando que a Superintendência de meio Ambiente e Interação Regional, está desenvolvendo e estruturando o que vem a ser o cadastro Técnico Multifinalitário para as diferentes áreas da Itaipu, abordando a questão de acesso a dados, uniformização de linguagem técnica, geoprocessamento, Cartografia, e política de informação para a Empresa, levando em conta os diferentes geradores de dados e/ou informações gerando uma proposta mais ampla que harmonize o relacionamento a Unidade de Geoprocessamento com os geradores e usuários de dados, entre superintendências, departamentos da mesma superintendência e aqueles da mesma superintendência.
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (4)  / Doutorado (4)
Integrantes:  Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Marcos Luiz de Paula Souza – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Fernanda Simoni – Integrante / Erica Ferreira de Bastos – Integrante / Cicero Bley Júnior – Integrante / Dirceu de Menezes Machado Junior – Integrante / Marcos Brum – Integrante / Mariane Alves dal Santo – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Itaipu Binacional – Auxílio financeiro / Itaipu Binacional – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 8

 

2004 – 2005

Modernização do Poder Público Municipal, integrando Gestão Territorial e Ambiental
DescriçãoO GT Cadastro neste período de mais de 10 anos de desenvolvimento de pesquisas no campo do Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão territorial, conseguiu a criação da Rede tecnológica Aeroespacial e Cartográfica- RETAC, com um fomento da FINEP, num montante de mais de Hum milhão de dólares, integrando as maiores Instituições nacionais deste campo de atuação, além de Ter criado o curso de Mestrado e de Doutorado na área de “Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão territorial”, tornando se a Instituição referência Nacional em termos de Hardware e Software em termos de Fotogrametria e Cartografia Digital, ferramentas básicas para a gestão do território. Nestes anos de existência do GT Cadastro o foco sempre foi a busca dos últimos recursos tecnológicos do exterior, a troca de experiências da Academia com o setor produtivo, envolvendo as empresas públicas e aquelas privadas, levando as vantagens da tecnologia diretamente ao usuário. .
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (2) / Mestrado acadêmico (4) / Doutorado (4)
Integrantes: Ruth Emilia Nogueira Loch – Integrante / Sérgio Luiz Zampieri – Integrante / Vamilson Prudêncio Silva Júnior – Integrante / Márcia Regina Sartori Damo – Integrante / Jussara Maria Silva – Integrante / Antonio Ayrton Auzani Uberti – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Auxílio financeiro / Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Cooperação
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 6

 

2004 – Atual

Fotogrametria Arquitetural
DescriçãoProjeto de parceria entre a UFSC e a Universidade Italiana de Bari, com a finalidade de avaliação da qualidade visual das edificações testando tecnologias simples, até os últimos lançamentos de câmaras digitais.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (2) / Mestrado acadêmico (1) / Doutorado (1)
IntegrantesPriscila von Altrock Gonçalves Angélica – Integrante / Daniela Porto – Integrante / Silvia Sayuri Yanaga – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Universidade politécnica de Bari – Cooperação / Universidade Federal de Santa Catarina – Auxílio financeiro
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

 

2003 – 2005

GESTÃO DE CATÁSTROFES EM AGLOMERAÇÕES URBANAS
DescriçãoTrata-se de um projeto financiado pela CAPES/DAAD, onde se tem uma parceria entre o Laboratório de Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento da UFSC e o Instituto de Fotogrametria e Sensoriamento remoto da Universidade de Karlsruhe da Alemanha. O objetivo do projeto é a avaliação de metodologias que permitam a avalição de Catástrofes em aglomerações urbanas Tem-se um grande intercambio de profissionais provenientes das duas Universidades .
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (3) / Mestrado acadêmico (4) / Doutorado (4)
IntegrantesHans Peter Bähr – Integrante / Eugênia Karnaukhova – Integrante / Thomas Vögtle – Integrante / Jürgen Wilhelm Philips – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Dalton Luiz Lemos II – Integrante / Roberto de Oliveira – Integrante / Stavros Wrobel Abib – Integrante / Ruth Emília Nogueira Loch – Integrante / Markus Hasenack – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Deusche Academic Austausch – Bolsa
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 8

 

2002 – 2008

Uma Proposta para Avalição de Planos Diretores através de CTM
DescriçãoTrata-se de um projeto de pesquisa que integra as prefeituras municipais, as Universidades e o poder legislativo para a estruturação de planos diretores.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (5) / Mestrado acadêmico (4) / Doutorado (2)
IntegrantesEdson Luiz Cattoni – Integrante / Ruth Emilia Nogueira Loch – Integrante / Roberto de Oliveira – Integrante / Renato Tibiriça de Saboya – Integrante / Stavros Wrobel Abib – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Patricia Dias – Integrante / Eugenia Karnaukhova – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Caixa Econômica Federal – Auxílio financeiro / Prefeitura Municipal de São José – Remuneração
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 7

 

2002 – 2006

Estruturação do Plano Diretor de São José-SC
DescriçãoO projeto é fruto de uma longa parceria entre o laboratório de Fotogrametria, Sensoriamento remoto e Geoprocessamento da Engenharia Civil, com a prefeitura de São José, onde já se desenvolveu algumas teses de doutorado e um número considerável de dissertações de mestrado. Isto é justificado porque a Prefeitura de São José pode ser considerado o município com o melhor banco de dados físico espacial, cartográfico e cadastro a nível de Santa Catarina, o que já foi alvo de algumas discussões do GT Cadastro com os técnicos da prefeitura e do Banco Mundial e da caixa Econômica, visando a modernização do poder público Depois desta base de conhecimento estabelecida, e a necessidade de todos os municípios acima de 20000 habitantes terem o seu plano Diretor, foi onde a prefeitura em conjunto com a Caixa Econômica/BID, solicitar o apoio do LabFSG estruturando um grupo interdisciplinar para a geração do plano diretor do Município de São José dentro dos preceitos do Estatuto da Cidade. Para garantir que todos estes elementos fossem atendidos é que se estruturou uma equipe interdisciplinar com profissionais das Engenharias, da Arquitetura, do Direito e da área social sob a coordenação do Professor Carlos Loch para executar o projeto, tendo no seu escopo algumas dissertações de mestrado e teses de doutorado em diferentes temas que formam a proposta do Estatuto da Cidade atendendo assim o pleito dos órgãos financiadores. .
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (4) / Especialização (1) / Mestrado acadêmico (4) / Doutorado (4)
IntegrantesRuth Emilia Nogueira Loch – Integrante / Hans Peter Bähr – Integrante / Eugênia Karnaukhova – Integrante / Edson Luiz Cattoni – Integrante / Roberto de Oliveira – Integrante / Patricia Dias – Integrante / Stavros Wrobel Abib – Integrante / Renato Tibiriçá de Saboya – Integrante / Graciela Aparecida Berté Daltoé – Integrante / Karin Cristina dos Santos – Integrante / Vanessa Cardoso dos Santos – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Prefeitura Municipal de São José – Auxílio financeiro / Caixa Econômica Federal – Auxílio financeiro
Número de produções C, T & A17 / Número de orientações10.

 

2002 – 2006

Geração da Planta de Valores Genérica e a Justiça Social: fundamentada nos princípios do Cadastro Técnico Multifinalitário
Descrição: O tema Planta de Valores Genérica (PVG), em termos profissionais vem sendo absorvido pelos engenheiros, que tem atribuição na área de Engenharia de Avaliação, sendo que na grande maioria dos casos, pouco ou nada sabem a respeito de avaliar e espacializar os valores imobiliários, quais são os elementos que verdadeiramente interferem na evolução dos valores dos imóveis. Considerando que a maioria dos modelos matemáticos usados em Engenharia de Avaliação consideram que a localização, proximidade, padrão construtivo e infraestrutura são suficientes para estruturar uma planta de valores; neste projeto pretende-se provar que o métodos de amostragem não conseguem identificar todas as variações em termos de elementos que interferem no valor imobiliário, sendo vital a confrontação com métodos cartográficos . Quando se estuda a evolução de uma cidade, ou melhor a evolução da ocupação antrópica de uma região ou local, percebe-se que todo um contexto cultural, climático e ambiental são os pontos que atraem valores. Estes valores formam as características de um município, seja quanto a paisagem, quanto ao tipo de oferta e demanda local, necessidade de indústrias, geração de elementos agregados, que passam a gerar as grandes transformações e evoluções no decorrer do tempo. Dado estas considerações iniciais, pose-se dizer que o Brasil é um verdadeiro laboratório para estudar-se o tema, uma vez que se tem diversos tipos de clima, as mais variadas características da paisagem e uma das maiores miscigenações culturais possíveis num mesmo país. Considerando que se orientou uma série de profissionais, desde engenheiros civis, cartógrafos, agrimensores, agrônomos, florestais, e tantas outras formações como, arquitetos, estatísticos, geógrafos, administrados, biólogos, analistas de sistemas, evidentemente todos com experiências de vida em diferentes cidades brasileiras e estrangeiras, percebe-se uma inquietação geral quanto a fragilidade do sistema de arrecadação.
NaturezaPesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (3)  / Doutorado (2)
IntegrantesLiane da Silva Ramos – Integrante / Isaque dos Santos Sousa – Integrante / Everton da Silva – Integrante / Carlos Etor Aberbeck – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa
Número de produções C, T & A24 / Número de orientações2

 

2002 – 2005

EMPREGO DE IMAGENS DE SATÉLITE NA ATUALIZAÇÃO DE
DescriçãoA desatualização do mapeamento e as alterações rápidas que ocorrem no meio urbano e rural, faz com que haja a necessidade de se verificar periodicamente as condições em que se encontram os terrenos. As mudanças ocorrem principalmente em loteamentos irregulares, lotes desmembrados, expansão de loteamentos e municípios ( alterando gradualmente o panorama urbano e consequentemente o rural ), novas edificações, mudanças no sistema viário e outras alterações que desatualizam o cadastro imobiliário. No monitoramento do uso do solo é imprescindível a existência de um mapeamento sistemático e preciso geometricamente, tornando-se necessário uma escolha adequada do sensor e das vantagens e limitações que cada um oferece. A necessidade de se fazer uso das técnicas rápidas e de confiabilidade, faz com que o sensoriamento remoto se coloque em vantagem em relação aos outros métodos, pois, segundo LOCH (1989), em áreas urbana e rural, bem como suas mudanças (base de conhecimento para legisladores, planejadores e funcionários dos governos estaduais e locais), esta técnica permite que se realize uma melhor política de uso da terra, projetar necessidades de infraestrutura e serviços públicos, além de implantar planos efetivos de desenvolvimento regional. Em quase todos os grandes aglomerados urbanos brasileiros, os cadastros de imóveis e de rede de infraestrutura sofrem dos mesmos males: insuficiência de recursos, falta de integração.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Especialização (1) / Mestrado acadêmico (2) / Doutorado  (1)
IntegrantesDaniel dos Santos – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Agência Nacional de Energia Elétrica – Auxílio financeiro
Número de produções C, T & A2 / Número de orientações1

 

2002 – 2005

Geração de Suporte Cartográfico Digital do Sistema das Informações Geográficas da Rede de Distribuição da Energia ( CELESC ) com Emprego de Técnicas de Sensoriamento Remoto.
DescriçãoA CELESC está em processo de implantação de um Sistema de Informações Geográficas para apoiar as atividades inerentes ao seu negócio principal que é a distribuição de energia elétrica. O seu mercado é composto de 1.700.000 consumidores cujo atendimento é feito por 536 alimentadores distribuidores de energia elétrica com um comprimento total aproximado de 51.513 km. Deste total 43,3% atendem áreas urbanas e rurais e 32,9% são rurais puros o que representa 39.252 km distribuidos em 95.442,9 km2. O processo de implantação do SIG está prioritariamente focado nas áreas urbanas, onde concentra-se o seu maior mercado. Nestas áreas a CELESC vem contratando a aquisição maciça dos dados da rede elétrica de distribuição na qual um dos insumos básicos é a cartografia a qual vem sendo adquirida pelos processos de levantamento aerofotogramétrico tradicionais de mercado. Na área rural dispomos somente de mapa adquirido pelo Governo do Estado de Santa Catarina em 1963 na escala 1:50.000 até então nenhuma vez atualizado. Paralelamente a CELESC está em fase inicial de aquisição e digitalização em seu Sistema de Informações Geográficas – SIG de 42.000 km de rede de distribuição englobando a área rural, apoiado por Global Position System – GPS. Nestas áreas na qual a CELESC não dispõe de cartografia o seu manuseio ficará prejudicado pela ausência de referências cartográficas e de relevo. .
NaturezaPesquisa.
Alunos envolvidosGraduação (2) / Especialização  1) / Mestrado acadêmico (2) /  Doutorado (1)
IntegrantesEugênia Karnaukhova – Integrante / Dalton Luiz Lemos II – Integrante / Kênya Naoe de Oliveira – Integrante / Felipe Luis de Andrade – Integrante / Pablo Soares Fernandez – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Agência Nacional de Energia Elétrica – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A4 / Número de orientações2

 

2001 – 2004

Metodologia para delimitação e avaliação de Unidades de Conservação
DescriçãoTrata-se de um projeto de parceria entre o LabFSG e o IBAMA, com financiamento do Fundo Nacional de Meio Ambiente, visando o estabelecimento de uma metodologia para a delimitação e avaliação do estado de conservação .
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (4) / Mestrado acadêmico (1)  / Doutorado (1)
Integrantes: Dalton Luiz Lemos II – Integrante / Emanuele Teles Ouriques Mello – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Bolsa / Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Remuneração
Número de produções C, T & A9 / Número de orientações3

 

1999 – 2004

Integração entre as Universidades UFSC / UNL / Karlsruhe
DescriçãoTrata-se de um projeto de integração entre universidades da América Latina com Universidades Europeias. A Universidad del Litoral da Argentina (UNL) tem enviado vários professores para fazer mestrado e/ou doutorado na UFSC, e daqui alguns tem feito sandwich na Universidade de Karlsruhe na Alemanha.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosMestrado acadêmico (4) / Doutorado (1)
IntegrantesRoque Alberto Sánchez Dalotto – Integrante / Mario Gardiol – Integrante / Ruth Emilia Nogueira Loch – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa
Número de produções C, T & A4 / Número de orientações1

 

1999 – 2002

Aval. da Área Territ. Do Forte S. José da Ponta Grossa.
DescriçãoTrata-se de um projeto com apoio do IPHAN, e da UFSC, para a avaliação do Forte e do seu entorno.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (2) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado (1)
IntegrantesPriscila von Altrock Gonçalves Angélica – Integrante / Daniel dos Santos – Integrante / Emanuelle Telles Ouriques de Melo – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Universidade Federal de Santa Catarina – Bolsa.
Número de produções C, T & A17 / Número de orientações7

 

1999 – 2002

Patrimônio Imobiliário da UFSC.
DescriçãoTrata-se de uma pesquisa que avalia o patrimônio imobiliário da Universidade integrada ao sistema registral.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (3) / Mestrado acadêmico (4)  / Doutorado (1)
IntegrantesPaulo Cesar Fortkamp – Integrante / Juciliei Cordini – Integrante / Jani Mara Martins – Integrante / Claudio Cesar Zimmermann – Integrante / Emanuelle Telles Ouriques de Melo – Integrante / Ana Paula Zanete – Integrante / Mário Ruben Gardiol – Integrante / Luciana Neri Martins – Integrante / Flavio Roberto Ludvig – Integrante / Cristina Camilo dos Santos – Integrante / Regina Izumi Takakura – Integrante / Daniela Porto – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Universidade Federal de Santa Catarina – Bolsa
Número de produções C, T & A17 / Número de orientações7

 

1999 – 2002

Sistema de Informações do Campus da UFSC
Descrição: Projeto de pesquisa com recursos próprios e da UFSC, para mapear o Campus da UFSC vinculando-o a um Banco de Dados e disponibilizando-o na Internet com as mais variadas informações sobre a UFSC.
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (2) / Doutorado (1)
Integrantes: Paulo Cesar Fortkamp – Integrante / Raquel Rinaldi Althoff – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina – Bolsa
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

 

1999 – 2002

Avaliação do Uso e Ocupação do Solo Urbano
DescriçãoA questão urbana tem se agravado com o passar dos anos, com altas taxas de demanda pela terra, gerando problemas ambientais e de disputa pelo espaço físico, fato que gerou interesse pelo BID e outros órgãos de fomento..
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (6) / Mestrado acadêmico (7) / Doutorado (7)
IntegrantesRosemy da Silva Nascimento – Integrante / Francisco Carlos Bragança de Souza – Integrante / Priscila von Altrock Gonçalves Angélica – Integrante / Luiz Henrique Antunes Lopes – Integrante / Daniel dos Santos – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Jaqueline Antunes – Integrante / Dalton Luiz Lemos – Integrante / Emanuelle Telles Ouriques de Melo – Integrante / Adhyles Bortot – Integrante / Roberto de Oliveira – Integrante / Roque Alberto Sánchez Dalotto – Integrante / Marcos Aurélio Pelegrina – Integrante / Everton da Silva – Integrante / Ana Paula Zanete – Integrante / Regina Cleide Teixeira – Integrante / José Fernando Arns – Integrante / Maria Olivia Coimbra de Luca – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Edson Luiz Cattoni – Integrante / Daniela Porto – Integrante / Alexandre Marino Costa – Integrante / Vanessa Cardoso dos Santos – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – Cooperação / Prefeitura Municipal de Belém – Auxílio financeiro
Número de produções C, T & A52 / Número de orientações9

 

1999 – 2001

Fotogrametria a curta distância p/ fins Industriais.
DescriçãoTrata-se de um projeto de parceria entre a Universidade e a indústria, onde os Pesquisadores da Instituição de pesquisa visam resultados para o setor produtivo.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (2) / Mestrado acadêmico (1) / Doutorado (1)
IntegrantesCezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Alexandre Hering Coelho – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Petróleo Brasileiro S.A. – Cooperação
Número de produções C, T & A9 / Número de orientações: 1

 

1999 – 2001

Modernização do Poder Público baseado no CTM
DescriçãoTrata-se de um projeto de parceria com a Universidade de Karlsruhe, Alemanha, onde se busca a conscientização do planejamento fisico-espacial baseado no conhecimento da área. O projeto usa dos últimos recursos tecnológicos da Cartografia e da informática para a avaliação espacial e a geração do banco de dados gerencial.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (5) / Doutorado (3)
Integrantes: Paulo Cesar Fortkamp – Integrante / José Angelo Nicácio – Integrante / Priscila von Altrock Gonçalves Angélica – Integrante / Luiz Henrique Antunes Lopes – Integrante / Daniel dos Santos – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Emanuelle Telles Ouriques de Melo – Integrante / José Fernando Arns – Integrante / Graciela Berti – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa
Número de produções C, T & A: 33 / Número de orientações: 11

 

1999 – 2001

Sist. de Inform. p/ Planej. dos Campi da UFSC e de Karlsrule
DescriçãoTrata-se de um projeto de parceria entre as Universidades UFSC e Karlsruhe (Alemanha), visando a gestão territorial dos Campi Universitários, utilizando tecnologias cartográficas.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (4) / Mestrado acadêmico (5)  / Doutorado (1)
Integrantes: Luiz Ernesto Renuncio – Integrante / Ruth Emilia Nogueira Loch – Integrante / Juciliei Cordini – Integrante / Jani Mara Martins – Integrante / Sebastião David Machado – Integrante / Hans Peter Bähr – Integrante / Jaqueline Antunes – Integrante / Ana Paula Zanete – Integrante / Mário Ruben Gardiol – Integrante / Luciana Neri Martins – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Flavio Roberto Ludvig – Integrante / Dalton Luiz Lemos II – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa
Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 4

 

1998 – 2005

Utilização de Técnicas de Multic. p/ Repr. Gráf. d Prob Ambientais
Descriçãotrata-se de uma combinação das técnicas de sensoriamento remoto e MCDA para avaliar os problemas ambientais.
NaturezaDesenvolvimento
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (2)  / Doutorado (2)
Integrantes: Alexandre Hering Coelho – Integrante / Luis Fernando Gonçalves de Figueiredo – Integrante / Juliana Carolina Laske – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Ruth Emilia Nogueira Loch – Integrante / José Fernando Arns – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Petróleo Brasileiro S.A. – Cooperação
Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3

 

1998 – 2005

SIG para Planejamento de Campi Universitários
DescriçãoTrata-se de um projeto de parceria entre as Universidades UFSC e Karlsruhe (Alemanha), visando a Gestão Territorial do Campi Universitários, utilizando tecnologias Cartográficas.
NaturezaDesenvolvimento
Alunos envolvidosGraduação (3) / Mestrado acadêmico (6) / Doutorado (3)
IntegrantesLuiz Ernesto Renuncio – Integrante / Ruth Emilia Nogueira Loch – Integrante / Jani Mara Martins – Integrante / Sebastião David Machado – Integrante / Hans Peter Bähr – Integrante / Mário Ruben Gardiol – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Regina Izumi Takakura – Integrante / Daniela Porto – Integrante / Raquel Rinaldi Althoff – Integrante / Cristina Just Milanez Ribeiro – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Universidade Federal de Santa Catarina – Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa
Número de produções C, T & A31 / Número de orientações7

 

1998 – 2004

Geração Integ e Manejo de Inf fis esp como base p/Mod
DescriçãoGeração, Integração e manejo de Informações Físico Espaciais como Base para a Modernização da Gestão Municipal.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2) Mestrado acadêmico (2)  / Doutorado (2)
IntegrantesJuciliei Cordini – Integrante / Hans Peter Bähr – Integrante / Priscila von Altrock Gonçalves Angélica – Integrante / Luiz Henrique Antunes Lopes – Integrante / Daniel dos Santos – Integrante / Roberto de Oliveira – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mell – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Prefeitura Municipal de São José – Auxílio financeiro
Número de produções C, T & A29 / Número de orientações8

 

1998 – 2002

British Council – “Urban Monitoring and Planning: Opportunities and Limitations of Geographic Information Processing”
Descrição: Projeto de parceria entre a UFSC e a Universidade de Sheffield, avaliando as diferenças em termos de mentalidade para o planejamento urbano. O projeto considera as diferenças de recursos tecnológicos disponíveis nas duas instituições para o desenvolvimento das pesquisas nesta área.
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (6) / Mestrado acadêmico (6) / Doutorado (5)
IntegrantesRoberto de Oliveira – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa
Número de produções C, T & A30 / Número de orientações4

 

1998 – 2002

Aval. da área territ. do forte de São José da Ponta Grossa
Descrição: A área do Forte está sobre a jurisdição do Exército e simultaneamente parte desta área também se enquadra como terreno de marinha. Desta forma trata-se de terreno de domínio público. Mesmo considerando estes pontos, existem mais de uma centena de invasões. O projeto avalia a evolução do estado de conservação do Forte e as consequências das invasões no seu entorno. .
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (3) / Doutorado (1)
Integrantes: Priscila von Altrock Gonçalves Angélica – Integrante / Daniel dos Santos – Integrante / Emanuelle Telles Ouriques de Melo – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina – Bolsa
Número de produções C, T & A: 18 / Número de orientações: 6

 

1998 – 2002

Avaliação do Uso e Ocupação do Solo Urbano.
DescriçãoA questão do uso e ocupação do solo é um problema cultural no Brasil. As leis existem para não serem cumpridas. O projeto visa introduzir uma cultura na qual o Engenheiro precisa conhecer a legislação associada ao conhecimento fisico-espacial.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (12) / Especialização (2) / Mestrado acadêmico (10) / Doutorado (6)
IntegrantesDiego Alfonso Erba – Integrante / Daniele Fernanda Pretto Kelm – Integrante / Andréa Flávia Tenório Carneiro – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Dalton Luiz Lemos – Integrante / Alexandre Hering Coelho – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Prefeitura Municipal de Belém – Auxílio financeiro
Número de produções C, T & A17 / Número de orientações6

 

1998 – 2002

Modernização do Poder Público Municipal
DescriçãoÉ um projeto integrado a linha de financiamento do BNDES, visando a modernização do poder público municipal..
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (1) / Doutorado (3)
Integrantes: Juciliei Cordini – Integrante / Liane da Silva Ramos – Integrante / Ivandi da Silva Teixeira – Integrante / Francisco Carlos Bragança de Souza – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – Cooperação.
Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 6

 

1998 – 2002

Modernização do Poder Público Municipal
Descrição: É um projeto integrado à linha de financiamento do BNDES, visando a modernização do Poder Público Municipal.
NaturezaDesenvolvimento
Alunos envolvidosGraduação (3) / Mestrado acadêmico (5) / Doutorado (3)
IntegrantesLiane da Silva Ramos – Integrante / Ivandi da Silva Teixeira – Integrante / Francisco Carlos Bragança de Souza – Integrante / Daniel dos Santos – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Dalton Luiz Lemos – Integrante / Regina Cleide Teixeira – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Athenágoras Felippe Cumiotto Velasques – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Prefeitura Municipal de São José – Cooperação
Número de produções C, T & A39 / Número de orientações7

 

1998 – 2001

Avaliação de Área Territ. do Forte S. José da Ponta Grossa.
DescriçãoTrata-se de um projeto de avaliação do patrimônio cultural e construtivo brasileiro, associado a questão de invasões territoriais que vem acontecendo no Brasil.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (0) / Especialização (0) / Mestrado acadêmico (0) / Mestrado profissionalizante (0) / Doutorado (0)
Integrantes: Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina – Bolsa / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – DF – Cooperação
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

 

1998 – 2001

Fotogrametria Arquitetural
DescriçãoProjeto de Parceria entre a UFSC e a Universidade Alemã de Karlsruhe.
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado acadêmico (5) / Doutorado (2)
Integrantes: Paulo Cesar Fortkamp – Integrante / José Antônio Bourscheid – Integrante / Yumi Goya – Integrante / Priscila von Altrock Gonçalves Angélica – Integrante / Isabel Cristina Braga – Integrante / Alexandre Hering Coelho – Integrante / Daniela Porto – Integrante / Meire Franceschet – Integrante / Raquel Rinaldi Althoff – Integrante / Cristina Just Milanez Ribeiro – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa
Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2

 

1998 – 2001

Geoprocessamento e a Questão Ambiental da PETROBRAS
DescriçãoConsiderando que os poços de petroleo geram grandes problemas ambientais, estruturou-se um projeto de gestão ambiental das zonas de influência destes poços.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (1) /  Doutorado (1)
IntegrantesLuis Fernando Gonçalves de Figueiredo – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz – Bolsa
Número de produções C, T & A4 / Número de orientações1

 

1998 – 2001

Projeto ALPHA – Comunidade Comum Européia
DescriçãoProjeto de parceria onde alunos e professores têm acesso às atividades e pesquisas desenvolvidas nas Universidades envolvidas (Universidade de Sheffield, Universidade de Karlsruhe, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Santa Fé, Universidade da Catamarca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UNISINOS, UNIVALI e UFSC).
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosMestrado acadêmico (4) / Doutorado (2)
Integrantes: Diego Alfonso Erba – Integrante / Hans Peter Bähr – Integrante / Luiz Henrique Antunes Lopes – Integrante / Roque Alberto Sánchez Dalotto – Integrante / Mário Ruben Gardiol – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Karlsruher Institut für Technologie – Cooperação
Número de produções C, T & A7

 

1998 – 2001

Projeto RHAE – Fotogrametria a curta distância para fins industriais
DescriçãoTrata-se de um projeto de parceria entre a UFSC e a Universidade de Karlsruhe, na área de Fotogrametria a Curta distância, juntamente com a Empresa Petrobras, para avaliar a questão da deformação das estruturas de exploração de petróleo, desde as plataformas, e outras construções pertinentes ao sistema petrolífero.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Especialização (2)
Integrantes: Juciliei Cordini – Integrante / Hans Peter Bähr – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Alexandre Hering Coelho – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2

 

1998 – 2001

Redes Coop de Pesquisa na Área Cartográfica e Aeroespacial – RETAC
DescriçãoTrata-se de uma rede de pesquisa que integra instituições de ensino e pesquisa com o setor produtivo.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (2)  / Doutorado (1)
Integrantes: Luiz Ernesto Renuncio – Integrante / Ruth Emilia Nogueira Loch – Integrante / Juciliei Cordini – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro
Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 5

 

1998 – 2001

SIG para planejamento de Campi Universitários
DescriçãoTrata-se de um projeto de parceria entre as Universidades UFSC e Karlsruhe (Alemanha), visando a gestão territorial dos Campi Universitários, utilizando tecnologias cartográficas.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (3) / Mestrado acadêmico (5)  / Doutorado (1)
Integrantes: Juciliei Cordini – Integrante / Sebastião David Machado – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

 

1998 – 2001

Utilização de Técnicas de Multic p/ Representação Gráfica de Problemas Ambientais da PETROBRAS
DescriçãoTrata-se de uma combinação das técnicas de Sensoriamento Remoto e MCDA para avaliar os problemas derivados de derramamento de petróleo.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (1) / Doutorado (1)
Integrantes: Luis Fernando Gonçalves de Figueiredo – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

 

1998 – 2000

Integração entre as Universidades UFSC/UFRGS/UNL/Karlsruhe/
DescriçãoTrata-se de um projeto de integração entre universidades da América Latina com Universidades Europeias.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (2) / Doutorado (2)
Integrantes: Roque Alberto Sánchez Dalotto – Integrante / Carlos Loch – Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro

 

1997 – 2001

Geoprocessamento e a Questão Ambiental da Petrobrás
DescriçãoConsiderando que os poços de petróleo geram grandes problemas ambientais, estruturou-se um projeto de Gestão Ambiental das zonas de influência desses poços.
Natureza: Desenvolvimento
Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (1) / Doutorado (1)
Integrantes: Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Alexandre Hering Coelho – Integrante / Luis Fernando Gonçalves de Figueiredo – Integrante / Juliana Carolina Laske – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Petróleo Brasileiro S.A.  – Bolsa
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 2

 

1997 – 2001

Util. de Técn. de Multicritério p/ Representação Gráfica de Problemas Ambientais da PETROBRAS.
DescriçãoTrata-se de uma combinação das técnicas de Sensoriamento Remoto e MCDA para avaliar os problemas derivados de derramamento de petróleo.
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (1) / Doutorado (1)
Integrantes: Nilzo Ivo Ladwig – Integrante / Sérgio Luiz Zampieri – Integrante / Alexandre Hering Coelho – Integrante / Luis Fernando Gonçalves de Figueiredo – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz – Bolsa
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 4

 

1997 – 2000

Uma Prop. p/ Aval. de Planos Diret. através de técnicas de CTM
DescriçãoTrata-se de um projeto de pesquisa que integra as prefeituras municipais, as Universidades e o poder legislativo para a estruturação de planos diretores. .
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (5) / Mestrado acadêmico (4) / Doutorado (4)
Integrantes: Luiz Ernesto Renuncio – Integrante / Ivandi da Silva Teixeira – Integrante / Yumi Goya – Integrante / Priscila von Altrock Gonçalves Angélica – Integrante / Luiz Henrique Antunes Lopes – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Regina Cleide Teixeira – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – Cooperação
Número de produções C, T & A: 28 / Número de orientações: 10

 

1997 – 1999

Uma prop. p/ aval. de planos diretores através de téc. CTM
Descrição: Projeto Integrado de Pesquisa CNPq, intitulado “Uma proposta para avaliaçãode planos diretores atrvés de Técnicas de Cadastro Técnico Multifinalitário”; trata-se de um projeto de pesquisa que integra as prefeituras municipais , as Universidades e o Poder Legislativo para a estruturação de Planos Diretores..
NaturezaDesenvolvimento
Alunos envolvidosGraduação (5) / Mestrado acadêmico (4) / Doutorado (2)
IntegrantesLuiz Ernesto Renuncio – Integrante / Ivandi da Silva Teixeira – Integrante / Hans Peter Bähr – Integrante / Yumi Goya – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Dalton Luiz Lemos – Integrante / Regina Cleide Teixeira – Integrante / Athenágoras Felippe Cumiotto Velasques – Integrante / Juliana Carolina Laske – Integrante / Graciela Berti – Integrante / Carlos Loch – Coordenador.
Financiador(es)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A41 / Número de orientações8

 

1996 – 2009

Patrimônio Imobiliário da UFSC
DescriçãoTrata-se de um projeto que avalia o patrimônio fundiário da Universidade, alvo que vem sendo constantemente sofrendo invasões por favelas e projetos construtivos de grande porte.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (3) / Doutorado (2)
IntegrantesJani Mara Martins – Integrante / Daniel dos Santos – Integrante / Mário Ruben Gardiol – Integrante / Regina Izumi Takakura – Integrante / Daniela Porto – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Universidade Federal de Santa Catarina – Bolsa
Número de produções C, T & A11 / Número de orientações5

 

1996 – 2008

Modernização do Poder Público Municipal.
DescriçãoÉ um projeto integrado a linha de financiamento do BNDES, visando a modernização do poder público municipal, sendo que até o momento gerou resultados surpreendentes, a ponto do BNDES, considerar o projeto desenvolvido em Belém do Pará como paradigma número 1 a nível nacional.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (4) / Mestrado acadêmico (6) / Doutorado (6)
Integrantes: Luiz Ernesto Renuncio – Integrante / Ruth Emilia Nogueira Loch – Integrante / Daniele Fernanda Pretto Kelm – Integrante / Liane da Silva Ramos – Integrante / Ivandi da Silva Teixeira – Integrante / Francisco Carlos Bragança de Souza – Integrante / Luiz Henrique Antunes Lopes – Integrante / Daniel dos Santos – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Roberto de Oliveira – Integrante / Roque Alberto Sánchez Dalotto – Integrante / José Fernando Arns – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Dalton Luiz Lemos II – Integrante / Renato Tibiriça de Saboya – Integrante / Everton da Silva – Integrante / Carlos Loch – Coordenador.
Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Prefeitura Municipal de Belém – Auxílio financeiro
Número de produções C, T & A: 46 / Número de orientações: 13

 

1996 – 2002

Redes Coop de Pesquisa na Área Cartográfica e Aeroespacial – RETAC
Descriçãotrata-se de uma rede de pesquisa que integra instituições de ensino e pesquisa com o setor produtivo.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidosGraduação (2) / Mestrado acadêmico (2) / Doutorado (2)
IntegrantesPaulo Cesar Trino – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Jürgen Wilhelm Philips – Integrante / Jucilei Cordini – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Carlos Loch – Coordenador.
Financiador(es)Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro
Número de produções C, T & A87 / Número de orientações20

 

1996 – Atual

Rede Tecnológica Aeroespacial e Cartográfica – RETAC
DescriçãoTrata-se de uma rede de pesquisa na área de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, que integra instituições de ensino e pesquisa com o setor produtivo.
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2) / Mestrado acadêmico (4) / Doutorado (4)
Integrantes: Luiz Ernesto Renuncio – Integrante / Ruth Emilia Nogueira Loch – Integrante / Paulo Cesar Trino – Integrante / Priscila von Altrock Gonçalves Angélica – Integrante / Luiz Henrique Antunes Lopes – Integrante / Daniel dos Santos – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Roberto de Oliveira – Integrante / Eugênia Karnaukhova – Integrante / Ana Paula Zanete – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Dalton Luiz Lemos II – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro
Número de produções C, T & A: 44 / Número de orientações: 9

 

1995 – 2006

Geoprocessamento Comum às Concessionárias Públicas e Prefeituras
DescriçãoTrata-se de um projeto de integração entre as prefeituras municipais e as empresas concessionárias Estaduais e Federais visando a estruturação de um sistema único de Cadastro.
NaturezaDesenvolvimento
Alunos envolvidosGraduação (3)/ Mestrado acadêmico (5) / Doutorado (2)
IntegrantesFrancisco Carlos Lajús – Integrante / Hans Peter Bähr – Integrante / Sérgio Luiz Zampieri – Integrante / Daniel dos Santos – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Roberto de Oliveira – Integrante / Emanuele Teles Ouriques de Mello – Integrante / Edson Luiz Cattoni – Integrante / Dalton Luiz Lemos II – Integrante / Renato Tibiricá de Saboya – Integrante / Stavros Wrobel Abib – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Prefeitura Municipal de São José – Cooperação
Número de produções C, T & A78 / Número de orientações12

 

1995 – 2002

Patrimônio Imobiliário da UFSC
DescriçãoTrata-se de um projeto que avalia o patrimônio fundiário da Universidade, alvo que vem sendo constantemente sofrendo inovações por favelas e projetos construtivos de grande porte.
NaturezaDesenvolvimento
Alunos envolvidosGraduação (6) / Mestrado acadêmico (5) / Doutorado (2)
IntegrantesJani Mara Martins – Integrante / Mário Ruben Gardiol – Integrante / Flavio Roberto Ludvig – Integrante / Daniela Porto – Integrante / Meire Franceschet – Integrante / Jürgen Wilhelm Philips – Integrante / Raquel Rinaldi Althoff – Integrante / Tiago Oliveira – Integrante / Franciane Menegazzo Araújo – Integrante / Cristina Just Milanez Ribeiro – Integrante / Jucilei Cordini – Integrante / Fernanda Simoni – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es)Universidade Federal de Santa Catarina – Bolsa
Número de produções C, T & A35 / Número de orientações: 3

 

1995 – 2001

Geoprocessamento Comum às Concessionárias Públicas e Prefeituras
DescriçãoTrata-se de um projeto de integração entre as prefeituras municipais e as empresas concessionárias estaduais e federais, visando a estruturação de um sistema único de cadastro.
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (5) / Doutorado (3)
Integrantes: Paulo Cesar Fortkamp – Integrante / Ruth Emilia Nogueira Loch – Integrante / Juciliei Cordini – Integrante / Rosemy da Silva Nascimento – Integrante / Hans Peter Bähr – Integrante / Sérgio Luiz Zampieri – Integrante / Hugo José Braga – Integrante / Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Dalton Luiz Lemos – Integrante / Cecília Maria Borba – Integrante / Francisco Henrique de Oliveira – Integrante / Edson Luiz Cattoni – Integrante / Vanessa Cardoso dos Santos – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Centrais Elétricas do Estado de Santa Catarina – Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Prefeitura Municipal de São José – Auxílio financeiro
Número de produções C, T & A: 35 / Número de orientações: 7

 

1995 – 2001

Geoprocessamento e a Questão Ambiental da PETROBRAS
DescriçãoConsiderando que os poços de petróleo geram grandes problemas ambientais, estruturou-se um projeto de gestão ambiental das zonas de influência.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (2) / Doutorado (1)
Integrantes: Cezário de Oliveira Lima Junior – Integrante / Emanuelle Telles Ouriques de Melo – Integrante / Alexandre Hering Coelho – Integrante / Luis Fernando Gonçalves de Figueiredo – Integrante / Ana Paula Zanete – Integrante / Carlos Loch – Coordenador.
Financiador(es): Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 3

 

1995 – 2000

Fotogrametria Arquitetural
DescriçãoProjeto de parceria entre a UFSC e a Universidade Alemã de Karlsruhe.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (4) / Mestrado acadêmico (5) / Doutorado (2)
Integrantes: Luiz Ernesto Renuncio – Integrante / Juciliei Cordini – Integrante / José Antônio Bourscheid – Integrante / Yumi Goya – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 2

 

1994 – 2002

Geoprocessamento Comum às Concessionárias Públicas e Prefeituras
DescriçãoTrata-se de um projeto de integração entre as prefeituras municipais e as empresas concessionárias estaduais e federais, visando a estruturação de um sistema único de cadastro.
NaturezaPesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (3) / Mestrado acadêmico (5) / Doutorado (2)
Integrantes: Juciliei Cordini – Integrante / Hans Peter Bähr – Integrante / Sérgio Luiz Zampieri – Integrante / Carlos Loch – Coordenador
Financiador(es): Telecomunicações do Estado de Santa Catarina – Cooperação / Centrais Elétricas do Estado de Santa Catarina – Remuneração
Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 2