Próprios Nacionais. Cadastro, atualização e avaliação dos imóveis de bens públicos da União em Santa Catarina.
O que é Próprio Nacional?
É o imóvel de domínio da União utilizado em serviço público federal, para instalação de Órgãos vinculados à Administração Pública Federal direta ou indireta. Exemplos: Prédio onde funciona os órgãos do Ministério da Fazenda; prédio utilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, entre outros.
2012 – Atual
Próprios Nacionais. Cadastro, atualização e avaliação dos imóveis de bens públicos da União em Santa Catarina.
Descrição: A Secretaria de Patrimônio da União manifestou dificuldades na gestão de seus imóveis devido à existência de poucas informações confiáveis nas quais se podem basear o planejamento. Para suprir esta demanda, o Laboratório de Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento – LabFSG/UFSC tem vasta experiência em pesquisa e desenvolve métodos e experimentos relacionados ao estabelecimento de Cadastros Territoriais Multifinalitários, integrados à Cartografia Digital visando a Gestão Territorial. Para tanto, trabalha-se com a premissa do envolvimento de orientandos de doutorado, mestrado e de iniciação científica, acadêmicos de cursos de graduação e/ou pós-graduação das áreas afins sendo: Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Avaliações e de Direito. O conceito desta pesquisa trata do trabalho em equipe multidisciplinar, para que todos os envolvidos possam conhecer a realidade e adquirir experiências no desenvolvimento de projetos de maior vulto, qualificando-se assim para o real mercado de trabalho. O presente projeto pretende, por meio da integração do Cadastro Territorial Multifinalitário, demonstrar como é possível realizar efetivamente a gestão de imóveis públicos da União O desenvolvimento e implementação de processos e serviços visa aprimorar a utilização dos recursos financeiros, humanos e tecnológicos das instituições envolvidas por meio de ações nas áreas de levantamento técnico cadastral, intercambio cientifico, metodológico e tecnológico entre as instituições mediante a capacitação e transferência de tecnologia. Para tanto necessita partir de informações territoriais confiáveis. Propõe um método baseado na utilização de recursos tecnológicos combinados da Geodésia, da Cartografia, da Fotogrametria, da Estatística, estruturados em sistemas, que devem ser gerenciados em plataforma de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Este método permite considerar no processo diversas fontes de dados.
Situação: Em andamento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Carlos Loch / Jürgen Wilhelm Philips – Integrante / Tadeu de Souza Oliveira – Integrante / Mirtz Orige Oliveira – Integrante / Yuzi Anai Zanardo Rosenfeldt – Integrante / Vera do Carmo Comparsi de Vargas – Integrante / Guilherme Antônio Baréa – Integrante.
Financiador(es): Serviço do patrimonio da União – Auxílio financeiro.