Monitoramento e avaliação da relação entre a ocupação antrópica, meio ambiente e paisagem de projetos de urbanização de assentamentos precários no município de Taboão da Serra/SP

Localizado na Região Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Grande São Paulo, está a oeste da capital paulista, na Microrregião de Itapecerica da Serra, também denominada de Conisud. A população estimada pelo IBGE em 2010 era de 244.719 habitantes e a área é de 20,48 km², o que gera uma densidade demográfica de 11 .950,34hab/km².

2013 – Atual  
Monitoramento e avaliação da relação entre a ocupação antrópica, meio ambiente e paisagem de projetos de urbanização de assentamentos precários no município de Taboão da Serra/SP

Descrição: O presente projeto pretende contribuir com o aperfeiçoamento dos Programas de Urbanização de Assentamentos Precários e da Política Habitacional. Visa desenvolver uma metodologia de monitoramento e avaliação da relação entre a ocupação antrópica, meio ambiente e paisagem nos projetos de urbanização de assentamentos precários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC- Urbanização de Assentamentos Precários) no município de Taboão da Serra/SP. Trata-se de uma abrangência territorial municipal. Parte do conceito de que a identificação dos diversos elementos ambientais (físico; ecológico e antrópico) da utilização do território, são representados e viabilizados dentro desses programas como procedimentos de regularização fundiária. Estas relações são complexas, interdisciplinares e apresentam demandas multifinalitárias. Os métodos adotados fundamentam-se na exploração dos recursos do sensoriamento remoto visando à obtenção de dados e informações, através de análises sistêmicas dos diversos elementos, mediante síntese das informações coletados com base na cartografia. Para a proposta de pesquisa buscou-se cidade em que foi utilizado os últimos recursos da Fotogrametria digital e do perfilamento a laser. Tal tecnologia possibilita, por meio da fotogrametria, a identificação de detalhes planimétricos, e com o perfilamento a Laser, a rigorosa avaliação planialtimétrica. A utilização da cartografia como método permite seguridades técnicas e jurídicas para a implementação de políticas públicas de habitação entre elas a urbanização de assentamentos precários e a regularização fundiária. Os resultados permitem a construção de um Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) da área de estudo que operados em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG) possibilitam analises complexas em nível municipal. O CTM permite trabalhar todas as interfaces que a matéria da regularização fundiária exige. Atende às demandas de seguridade jurídica do direito de prop.
Situação: Em andamento;
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carlos Loch / Liane Ramos da Silva – Integrante / Yuzi Anai Zanardo Rosenfeldt – Integrante / Paulo Ekstein – Integrante / Carla BernadeteMadureira Cruz – Integrante / Hans-gerd Becker – Integrante / Rui Pedro Juilião – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2012 – Atual

Estruturação de Sistema de Cartografia, Cadastro Técnico Multifinalitário e Regularização Fundiaria do Município de Taboão da Serra.

Descrição: O projeto de pesquisa prevê a avaliação de todos os produtos e etapas desde o Voo fotogramétrico,Perfilamento a laser, Apoio de campo, Aerotriangulação, Restituição fotogramétrica, Geração de Ortofotos, verificações de campo através da Reambulação, avaliações de modernos processo de edição. Como estes itens se tem a base para a estruturação do sistema de informações em termos de estrutura espacial. Em termos de qualidade do sistema de informações será exigido a demarcação de dos imoveis caracterizando os princípios do Cadastro Técnico Multifinalitário, incluindo ainda o Cadastro mobiliário. O Sistema de Informação Geográfica deve ser avaliado além de toda a parte conceitual e cartográfica, Sendo ainda necessário considerar: sua Customização;seu Desenvolvimento e finalmente sua Implantação. O projeto está dentro das diretrizes do ministério do Planejamento, orçamento e Gestão que exige que os investimentos em termos de planejamento municipal devam ser calcados e avaliados segundo uma base cartográfica e a estruturação de um sistema de informações que contemple as exigências do planejamento .
Situação: Em andamento;
Integrantes: Carlos Loch / Mirtz Orige Oliveira – Integrante / Yuzi Anai Zanardo Rosenfeldt – Integrante.